Espetáculo “O Libertino” será apresentado em Campinas

Publicado em 16 de junho de 2012 por Rodrigo Santos

O Libertino - Campinas

A adaptação de Jô Soares mantém os diálogos elaborados com as mesmas ação e fluidez presentes na obra, apresentando questões relevantes como: conduta moral, ética, sexo, amor, relações de poder. O texto nos permite divagar divertidamente por essas questões. “Assim que li O Libertino, fui logo atraído pela riqueza dos personagens e pela inteligência e humor do texto”, diz Jô Soares.

Essa comédia preenche uma lacuna onde humor e informação, diversão e cultura se encontram em uma obra que não se destina ao simples entretenimento. Retoma uma das funções da comédia, que é fazer pensar e discutir a condição do homem frente às questões morais e éticas da sociedade onde se encontra inserido!

Em O Libertino, Denis Diderot, um dos ícones do pensamento na França do século XVIII, se retira para descanso num castelo na área rural de Paris, onde de urgência é solicitado para que escreva o verbete: Moral, para “A Enciclopédia”, obra que já vem se dedicando há muito tempo.

Além da divertida manipulação de conceitos e ideias, na peça vê-se outra característica importante da personalidade do filósofo: sua atração pelas mulheres.
Segundo Eric-Emmanuel Schmitt, O Libertino é a mais alegre de suas peças. “Um texto escrito numa primavera para celebrar a primavera”. Seu personagem principal, o filósofo Denis Diderot, que viveu de 1713 a 1784, é considerado, junto com Voltaire, um dos intelectuais precursores da Revolução Francesa. Muitos o julgam pioneiro da filosofia anarquista, devido ao seu pensamento de desprezo sobre a nobreza e o clero.

SERVIÇO: ESPETÁCULO “O LIBERTINO” SERÁ APRESENTADO EM CAMPINAS
Data: 22, 23, 24, 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2012
Hora: sexta e sábado as 21h | domingo as 19h
Local: Teatro Liceu (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Guanabara – Campinas – SP)

Ficha Técnica:
Autor – Eric Emmanuel Schmitt
Tradução – Aline Meyer
Adaptação e direção geral – Jô Soares
Elenco: Cassio Scapin, Luciana Carnieli, Luiza Lemmertz, Tânia Casttello, Erica Montanheiro e Daniel Warren
Duração: 90 minutos.
Classificação: 16 anos.
Meia Entrada: Estudantes, idosos, aposentados e professores da rede pública.

Mais informações e ingressos online, clique aqui.

Clique na imagem abaixo para ampliá-la:

o-libertino-01.jpg

Publicidade:

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para deixar um comentário.