Rodeio Itu 2010 – Rodeio do Bem neutraliza carbono e preserva animais

Publicado em 10 de agosto de 2010 por Rodrigo Santos

O Rodeio Itu 2010, que será realizado entre os dias 03 e 06 de setembro, em Itu, interior de São Paulo, terá um grande diferencial: o projeto Rodeio do Bem, que reúne ações ambientais e de responsabilidade social como neutralização de carbono, regras rigorosíssimas de proteção aos animais e apoio a entidades sociais.

O Rodeio Itu preserva seus animais e tem um rígido controle visando o bem-estar dos touros e cavalos que participam das provas e montarias. Os animais são supervisionados quanto à saúde, bem-estar, transporte, hospedagem, alimentação, exposição a som e período de descanso, entre outros aspectos.

Os bois participam em dias alternados. Ou seja, após os 8 segundos de montaria, têm sempre mais de 45 horas de descanso. Os shows musicais só têm início após a retirada de todos os touros do local do evento para evitar prejuízos à audição dos animais.

Além disso, eles não pernoitam no local do evento. São levados a uma fazenda próxima à Arena Schincariol, locada pelos organizadores do rodeio especialmente para o descanso dos animais. No transporte, são acomodados em caminhões boiadeiros especiais com capacidade para 15 a 30 cabeças. É proibido o uso de equipamento de choque para conduzir os animais ou qualquer outro tipo de ato violento.

Os touros são alimentados com ração balanceada rica em nutrientes e supervisionados por dois médicos veterinários durante todo o período do evento. Todos os peões são fiscalizados para que não usem rosetas nem esporas pontiagudas. As ações estão previstas em um TAC (termo de ajustamento de conduta) assinado com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.

Carbono Zero

Outra frente do projeto Rodeio do Bem é a neutralização do carbono. Desde a primeira edição, em 2007, os organizadores do evento realizam a ação em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para reduzir os impactos ambientais causados pelos gases CO2 durante os quatro dias de evento.

Todo o lixo produzido no Rodeio Itu terá destino ecologicamente correto. Plástico, vidro e latas de alumínio serão vendidos a um ferro-velho, que por sua vez faz a triagem e revende a empresas e cooperativas que reciclam estes materiais.

O Rodeio Itu também tem parceria com o Instituto Rede em Ação. Para cada cortesia oferecida, o evento vai arrecadar uma taxa e o montante será revertido às 11 entidades atendidas pelo instituto. Os recursos arrecadados com a venda de materiais recicláveis também serão doados à organização.

Entre as atrações musicais do Rodeio Itu 2010 estão Luan Santana, Cesar Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Edson e Marcos & Belutti. O evento contará ainda com as provas de Montaria em Touro e Três Tambores no Kartódromo Arena Schincariol.

O Rodeio Itu 2010 é realizado pela No Limits Eventos. O Grupo Schincariol acaba de renovar o patrocínio ao evento. A empresa, que é a patrocinadora oficial desde a sua primeira edição, em 2007, estará presente em 2010 com a marca de cerveja Nova Schin.

Fonte: A. I. Grupo No Limits

Publicidade:

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para deixar um comentário.