Rodeio Itu 2009 – O advento da música sertaneja

Publicado em 18 de setembro de 2009 por Rodrigo Santos

logomarca-rodeio-itu-2009.jpg

Acesse www.internight.net.br/rodeioitu e saiba tudo sobre a Festa do Peão de Itu.

Antigamente a música sertaneja era conhecida como “música caipira” com melodias simples e melancólicas.

A partir da década de 1980 inicia-se uma exploração comercial massificada do estilo “sertanejo”, somado, em muitos casos, à uma releitura de sucessos internacionais e mesmo da Jovem Guarda. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos como produto de cultura de massa. Esses artistas passam a ser chamados de “duplas sertanejas”. Começando com Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo e Zezé di Camargo & Luciano, uma enxurrada de duplas do mesmo gênero segue o fenômeno, que alcança o seu auge entre 1988 e 1990.

Em seguida, começa uma decadência do estilo na mídia. A música sertaneja perde bastante popularidade, mas continua sendo ouvida principalmente nas áreas rurais do Centro-Sul do Brasil.

No entanto, no início da década de 2000, inicia-se uma espécie de “revival” desse estilo, principalmente devido ao sucesso de duplas, como Bruno & Marrone, Edson & Hudson e, mais tarde, Victor & Leo e César Menotti & Fabiano, e sua ampla divulgação na mídia, sobretudo a televisiva.

Ao longo dessa evolução, evitou-se cuidadosamente o termo “caipira”, que era visto com preconceito nas cidades grandes. O estilo “sertanejo”, ao contrário da música caipira, tem pouca temática rural para poder agradar a habitantes de cidades grandes.

Hoje em dia em São Paulo, por exemplo, muitos bares agitam os jovens com a música sertaneja. Foi criada até a “rave sertaneja”. Este gênero atingiu de fato os jovens de classe média através do circuito universitário em que os produtores programam festas para as comissões de formatura aumentando a penetração de jovens artistas como Hugo Pena & Gabriel, João Neto & Frederico, Fernando & Sorocaba, Edson & Hudson entre outros.

Este “boom” não está restrito aos jovens estudantes, em eventos como os rodeios, a família toda comparece para prestigiar os shows musicais, em sua maioria, sertanejos.

Dos cinco dias do Rodeio de Itu, quatro terão atrações sertanejas, confira:

ATRAÇÕES:

08/10 HUGO PENA & GABRIEL
09/10 FERNANDO & SOROCABA
10/10 INIMIGOS DA HP
11/10 – VÉSPERA DE FERIADO – BRUNO & MARRONE
12/10 – FERIADO – JOÃO BOSCO & VINÍCIUS

Acesse www.internight.net.br/rodeioitu e saiba tudo sobre a Festa do Peão de Itu.

Publicidade:

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para deixar um comentário.