Rodeio Itu 2009 – Itu recebe 3ª edição de rodeio na cidade

Publicado em 21 de agosto de 2009 por Rodrigo Santos

Acesse www.internight.net.br/rodeioitu e saiba tudo sobre a Festa do Peão de Itu.

logomarca-rodeio-itu-2009.jpg

A cidade de Itu repleta de fazendas e afins, fundada em 1610, será palco do Rodeio de Itu em sua 3ª edição, realizado de 08 a 12 de outubro no Kartódromo Schincariol. A pequena capela de Nossa Senhora da Candelária, deu origem a povoação de Itu, que durante muito tempo foi local de parada e de partida de bandeirantes e monçoeiros em busca de sertão.

Por volta de 1760, Itu se firma como entreposto de comércio na rota entre o sul do país e as regiões mineradoras de Mato Grosso e Goiás. As poucas casas que haviam nesta época pertenciam a fazendeiros. A Vila começou a crescer na década de 1760, com a chegada das lavouras de cana-de-açúcar e algodão e com elas vieram os artesãos. Em 5 de fevereiro de 1842 foi elevada à condição de cidade e era considerado o município mais rico da província de São Paulo.

Atualmente o centro de Itu é a maior e mais importante herança cultural dos tempos da colônia, e passou a ser transformado em centro histórico e área comercial. Com cerca de 150 mil habitantes atualmente a cidade é uma estância turística liderada por Herculano Castilho Passos Junior. Existem dois projetos municipais em andamento, um deles é a construção de um centro exclusivamente comercial e o parque dos exageros que fará menção à fama de que tudo em Itu é grande*

Acompanhando a tradição desta lenda, este ano a organização do Rodeio desenvolveu um planejamento para tornar o evento num dos maiores do Brasil em relação à estrutura e ao conteúdo das festas. O objetivo é trazer à cidade um movimento único que envolva os cidadãos, o comércio, o turismo e a cada ano o rodeio de Itu seja ainda maior e melhor tornando-se o orgulho da cidade.

Um município histórico, com seus panoramas, característicos e típicos, com suas Igrejas e monumentos, com suas paisagens naturais, com suas ruas, casas e costumes caracterizados pela época colonial, não poderia deixar de abrigar um evento country trazendo público da cidade e também da região.

* Itu ganhou a fama de Cidade dos Exageros na década de 1960 através do humorista Simplício (Francisco Flaviano de Almeida, nascido em Itu em 1916 e falecido em 2004). Ele atuou por anos no programa de TV A Praça é Nossa e tinha como bordão “Em Itu tudo é grande”.

Acesse www.internight.net.br/rodeioitu e saiba tudo sobre a Festa do Peão de Itu.

Publicidade:

Deixe seu comentário

Você precisa conectar-se para deixar um comentário.